Bem-vindo ao nosso site

Este não é o primeiro nem o último blog sobre porquinhos-da-índia. Não temos a pretensão de sermos o bastião da verdade sobre como se deve ou não criar um porquinho (de fundarmos mais uma Igreja Fundamentalista da Verdade Absoluta"), porque de "verdades absolutas" o mundo está cheio... e também cheio de vaidade nociva, intolerância, arrogância e ignorância. Pretendemos aqui relatar algumas experiências sobre a criação amadora e apaixonada do "Cavia porcellus", vulgo porquinho-da-índia. 

Lembramos que somos adeptos da filosofia da posse responsável e incentivamos a adoção de animais. Bem vindos!

Cavia porcellus é o nome da espécie do porquinho-da-índia. "Cavia" é uma palavra latina que significa "roedor sem rabo" e "porcellus", pequeno porco. Uma coisa que pouca gente sabe é que, apesar do nome "porquinho" e da aparência, eles não são porcos nem ratos. São parentes da capivara (Hydrochoerus hydrochaeris), do preá (Galea sp, Cavia sp), da mara (Dolichotis sp), do mocó (Kerodon sp).

 

 

Manuel Bandeira escreveu um poema:

 

Porquinho-da-Índia

Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele prá sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...

- O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.


 

Duvidas sobre porquinhos-da-índia

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário

Novidades

o que devo saber antes de comprar meu porquinho?

07/01/2012 04:35

Nunca

Nunca compre um filhote com menos de 21 dias.
Um porquinho-da-índia filhotinho é desmamado aos 21 dias de idade. Portanto, se algum petshop empurrar para você um filhotinho com menos de 21 dias, recuse! Filhotinhos com menos de 21 dias são muito sensíveis e não completaram o importante ciclo de imunização natural através do leite materno.

Não se prenda a aparência de uma bolinha de pelos
A densa pelagem "armada" dos filhotes os fazem parecer bolinhas de pêlos. Não se prenda a esta aparência para determinar se o filhote está saudável, porque sob os pêlos armados e sedosos existem pele,carne e ossos. O problema mais comum está na pele.
Muitos Caviários (criadouros de porquinhos-da-índia) são meras "fábricas de filhotes" que visam meramente o lucro. As fêmeas são postas para procriar ininterruptamente, não se evita cruzamentos consanguíneos, os poquinhos vivem amontoados num mesmo espaço em precária higiene, não são alimentados adequadamente nem recebem suplementação vitamínica. Isso abre as portas para a propagação e infestação por parasitas como piolhos, carrapatos, pulgas, ácaros da sarna, fungos e bactérias.
Piolhos, carrapatos e pulgas são transmissores de doenças. Fungos provocam micoses. Bactérias provocam infecções nas vias respiratórias, o ponto fraco do porquinhos, levando-os a morte. Os ácaros provocam a sarna, de propagação rápida e muito difícil de se curar. Ao se coçar, o porquinho se machuca provocando a perda de pelos e lesões que muitas vezes deixam a pele em "carne viva". Estas lesões podem ser infectadas por bactérias e parasitas que deixarão o seu animalzinho mais vulnerável e suscetível a morte. Isso é mais comum do que se imagina!.
Portanto, não se deixe levar pela aparência fofa do casaco de pelos dos porquinhos! Essa aparência não lhe garante que ele está livre de doenças e/ou parasitoses! Evite comprar os porquinhos de pelo arrepiado e opaco, sinais do escorbuto, ou que se coçam muito ou aqueles mais letárgicos, que não reagem à ameaça de serem pegos.

Examine se existem cicatrizes na orelha do porquinho. Se faltarem pedacinhos nas bordas, é sinal de que ele viveu junto de porquinhos adultos que o morderam competindo por alimento, espaço e dominância.

Evite comprar porquinhos de sexos diferentes!
Se enganam redondamente aqueles que pensam que um casalzinho os fará mais felizes! NÃO!!! Um casal de porquinhos é prolífero, a fêmea entra no cio a cada 15 dias e os machos já montam na própria mãe aos 21 dias de vida!!! A gestação é de 54 a 60 dias. Em cada "ninhada" nascem de um a três filhotes. Com 60 dias ambos os sexos já estão aptos para procriar. A gestação é arriscadíssima para fêmeas com idade inferior a cinco meses e superior a sete! Macho e fêmea comprados juntos podem ser parentes e se cruzados entre si podem gerar filhotes muito fracos ou inviáveis.

A melhor companhia para um porquinho-da-índia é outro porquinho do mesmo sexo.

Fuja do petshop onde não houver pessoal qualificado para identificar filhotes machos e fêmeas, bem como daqueles onde muitos porquinhos são expostos amontoados, filhotes muito maiores junto de menores. Você pode correr o risco de levar para a sua casa uma fêmea prenhe!

Por hora é isso.

 

O porquinho-da-índia: pet, comida ou cobaia?

28/12/2011 19:52

O porquinho-da-índia (Cavia porcellus) foi nativo das montanhas dos Andes, onde foi domesticado mais de 4000 anos atrás. Esta espécie está extinta no estado selvagem, só existindo enquanto animal doméstico.  É uma importante fonte de alimento para parte da população do Peru e da Bolívia. Nestes países os porquinhos-da-índia ou cuyes, como são chamados, são criados intensivamente em sítios e chácaras e são importante fonte de renda. O "cuy" assado com batatas é um tradicional prato da culinária andina.  No resto do mundo os porquinhos-da-índia são essencialmente adoráveis e fofos animais de estimação.

Na ciência médica, o porquinho-da-índia ou cobaia é usado como um modelo de estudo para doenças humanas como a epilepsia, mal de Alzheimer, doenças cardíacas, infertilidade e reprodução,  leucemia, melanoma e artrite, entre outros transtornos. A "cobaia" é especialmente importante como modelo de estudo do sistema imunológico humano, porque seus genes imunológicos são mais semelhantes a dos humanos que os genes dos ratos. Atualmente é considerado melhor modelo para testar agentes de biodefesa e essencial para o teste de vacinas. O porquinho-da-índia também é útil para estudos toxicológicos, já que é extremamente sensível aos efeitos tóxicos e tem reatividade similar a dos seres humanos.

Esta importância fez com que o Projeto Genoma dos Mamíferos, através do Broad Institute escolhesse sequenciar o DNA desta espécie em especial.
 

Notícia aos visitantes

27/12/2011 17:39

Você sabia que são os veterinários especializados em animais exóticos que tratam de porquinhos-da-índia? Os porquinhos-da-índia são animais exóticos, isto é, não são nativos do Brasil.  Também são herbívoros, possuindo  uma fisiologia diferente da dos cães e gatos.  A maior parte dos veterinários que tratam cães e gatos desconhecem as peculiaridades do porquinhos-da-índia. Muitas vezes prescrevem antibióticos e dieta aos porquinhos com base na experiência com outros animais e isso pode levar o porquinho-da-índia à morte.  Por isso, fique atento: antes de levar seu porquinho ao veterinário, certifique-se de que ele seja especializado em animais exóticos de pequeno porte.

Site lançado

27/12/2011 17:38

Nosso novo site foi lançado hoje.

Após chegar em casa, nosso primeiro porquinho-da-índia morreu em três dias de escorbuto e infecção respiratória. Os atuais, vieram desnutridos, com sarna e micose, apesar do vendedor dizer que estavam muito saudávais e gordinhos...  Quando os escolhemos o que vimos foi apenas a bolinha de pelos.  Não nos atentamos para sinais de que alguma coisa não estava bem. Marinheiros de primeira viagem! Gostaríamos muito de auxilia-los na identificação destes sinais de doença, para que não cometam os mesmos erros e também queremos contribuir para a formação de uma "massa crítica" capaz de orientar, pressionar e cobrar dos  caviários e petshops o manejo responsável dos porquinhos.

Bem vindos!